Protetor solar com polifenóis previne queimaduras solares e envelhecimento da pele

Protetor solar com polifenóis previne queimaduras solares e envelhecimento da pele

A radiação solar causa diversos malefícios para a pele, e já se sabe que o uso diário de protetores solares de amplo espectro (proteção contra os raios UVA e UVB) auxilia na prevenção de queimaduras solares, envelhecimento e câncer de pele. Porém, muitos protetores solares podem sofrer fotodegradação após exposição à radiação ultravioleta (UV), o que, além de prejudicar o seu efeito protetor contra a radiação solar, ainda pode gerar radicais livres que são nocivos para a pele.

 

Protetor solar com polifenóis é benéfico para a pele

Estudos mostram que os polifenóis aumentam a foto-estabilidade de filtros UV, e assim são muito benéficos em formulações de protetores solares. Evidências crescentes sugerem que os polifenóis podem ser usados para a prevenção de queimaduras solares, uma vez que os polifenóis diminuem os efeitos nocivos da radiação ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB) na pele. Além disso, um protetor solar com polifenóis também apresenta todos os benefícios dos polifenóis para a pele.

 

Ação antioxidante do protetor solar com polifenóis

Os polifenóis são moléculas antioxidantes encontradas em muitos alimentos, como chá verde, chocolate, sementes de uva e vinho. Os polifenóis são antioxidantes que, assim como as vitaminas e enzimas antioxidantes, ajudam a prevenir o estresse oxidativo causado pelo excesso de espécies reativas de oxigênio. Além das propriedades antioxidantes os polifenóis têm propriedades anti-inflamatórias e antineoplásicas. Assim, o uso de protetor solar com polifenóis aumenta a atividade antioxidante na pele e reduz os danos ao DNA causado pelos raiosUVA e UVB.

 

Protetor solar com polifenóis reduz queimaduras solares

Uma revisão publicada noInternationalJournalof Molecular Sciences, um jornal internacional de pesquisa em ciências moleculares,avaliou a evidência do uso de polifenóis por via tópica ou oral na prevenção de queimaduras solares. Os pesquisadores utilizaram a base de dados PubMed para a pesquisa de estudos que examinaram polifenóis e seus efeitos sobre queimaduras solares. Dos 27 estudos encontrados, 15 preencheram os critérios de inclusão, sendo que foram realizados sete estudos em seres humanos e oito em animais (camundongos e ratos); onze estudos avaliaram os efeitos de polifenóis tópicos, dois estudos examinaram polifenóis ingeridos via oral e dois estudos examinaram polifenóis por via tópica + oral.

 

Com base nos estudos, os pesquisadores concluíram que existem evidências de que os polifenóis, tanto na forma oral quanto tópica, podem fornecer proteção contra danos causados pela radiação UV e contra as queimaduras solares, e, portanto, são benéficos para a saúde da pele.

 

Protetor solar antienvelhecimento da pele

BIOSOLE AV é protetor solar antienvelhecimento pois combina um protetor solar de alta fotoestabilidade que protege a pele por 12 horas com os benefícios antioxidantes dos polifenóis contra efeitos deletérios da radiação UV sobre o DNA. BIOSOLE AV possui o Difendiox®, uma combinação sinérgica de 14 polifenóis antioxidantes da oliva, e por isso é um excelente protetor solar com ação antienvelhecimento da pele.

 

Give a Reply